Circulando por Pernambuco

Gente querida,

Olha nós aqui outra vez!!!

Então meu povo amado, a circulação do Cordel através do Prêmio Myriam Muniz de Teatro tá chegando na metade do caminho. Desde abril estamos na estrada e ao longo desse período já passamos pelos Estados de Alagoas, Sergipe e chegou a vez do nosso Estado de coração: PERNAMBUCO.

Escolher as cidades contempladas com o projeto, não foi tarefa das mais fáceis, pois temos  o grande desejo de levar o Cordel pra muitas cidades ribeirinhas do nosso Estado. Mas.. como tivemos que optar por duas cidades, as escolhidas foram: CABROBÓ e BELÉM DE SÃO FRANCISCO.

Sobre as cidades:

Cabrobó - Município brasileiro do estado de Pernambuco, localizada no sertão do São Francisco.. A Cidade é ponto de partida do eixo norte da Transposição do Rio São Francisco, e tem a agricultura como fonte de Renda principalmente produtos como Arroz e Cebola. Segundo registros históricos, inicialmente viviam na região índios das tribos Truká ePancararus. O nome Cabrobó é de origem indígena e significa "árvore ou mato de urubus". Vem de "caa" - árvore e "orobó" – urubu. 

Cabrobó pelas lentes de Thomás Aquino

Belém de São Francisco - Está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que banha o sul do município e do Grupo de Bacias de Pequenos Rios Interiores Situado às margens do rio São Francisco, o município tem como principais atrativos os passeios de barco e catamarã, que têm como fim de percurso a ilha fluvial de Caxaiú, propícia para banho e lazer.
O folclore do município também é marcado pela malhação de Judas, na Semana Santa; pelo pastoril, no Natal; e pelas Rodas de São Gonçalo. Esse último acontece com freqüência no mês de janeiro, na área rural do município, onde devotos de santos pagam suas promessas cantando e dançando ao som da zabumba, triângulo e sanfona.

Entardecer em Belém de São Francisco por Samuel Santos


Comentários

Postagens mais visitadas